História da Basílica Velha

Leon Guerreiro - Violeiro de Aparecida - Inéditas
 
História da Basílica Velha

 

Após ser encontrada nas águas do Rio Paraíba, em 1717, pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, a imagem de Nossa Senhora Aparecida ficou, por alguns anos, na casa de Felipe, para depois ser levada ao oratório que para Ela fora erguido.

 

Com o aumento do número de devotos, foi construía, no morro dos coqueiros, uma capela para abrigar a Santa, sendo inaugurada em 26 de junho de 1745.

Porém, esta capela tornou-se pequena para a grande quantidade de fiéis que por ali passavam e, em 1760, foi ampliada, recebendo em sua fachada duas torres. Em 1844, foram iniciadas obras de reforma, tornando a antiga capela em igreja.

 

Esta obras foram finalizadas em 1888, e a igreja teve sua primeira missa celebrada pelo bispo de São Paulo. No dia 08 de setembro de 1904 a imagem foi coroada por Dom José Camargo de Barros e o Santuário foi elevado a Basílica Menor em 29 de abril de 1908. Em 1929, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada, oficialmente, Rainha e Padroeira do Brasil por determinação do Papa Pio IX. A Basílica Velha, como é chamada, é um monumento de estilo barroco e foi tombada como monumento de interesse histórico-religioso e arquitetônico.

Comments are closed.

 

 
 
previous next
X